Música

Black or White – Michael Jackson

Olá meus amores e minhas amoras.

Hoje, acompanhando o movimento antirracista feito por pessoas do mundo todo em suas redes sociais denominado Blackout Tuesday, a primeira música que me veio a mente foi Black or White do Mickel Jackson.

Blackout Tuesday se trata de uma iniciativa que convida as pessoas a postarem uma foto de cor preta em suas redes sociais com a hashtag #blackouttuesday, como uma forma de protesto e reflexão em respeito às vidas de pessoas negras perdidas. A ideia é provocar um apagão nas redes sociais para que as pessoas se voltem para um tema tão importante e urgente. O movimento antirracismo ganhou destaque na última semana após o assassinato de George Floyd durante uma ação policial nos Estados Unidos. O homem negro foi morto no dia 25 após ser mobilizado por um policial Branco.
Fonte: https://www.techtudo.com.br

É triste dizer que o racismo é um dos maiores problemas que ainda hoje enfrentamos em nossa sociedade. Em um mundo tão atual, com problemas tão sérios, o tom de pele ainda é motivo para discriminações. É sobre uma igualdade independente do tom de pele que Black or White quis tratar.

“Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?” Livro: O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Black or White foi gravada por Michael Jackson e lançada em 11 de novembro de 1991. A canção fez parte do oitavo álbum do cantor em carreira solo denominado Dangerous. A música foi um tributo à habilidade do cantor de misturar gêneros musicais – neste caso hard rock, dance, pop e rap.

Foi uma das músicas mais vendidas e bem-sucedidas da década de 90,  ficou em primeiro lugar em mais de 18 países e se tornou o segundo maior sucesso do cantor, perdendo apenas para Billie Jean. Black or White alcançou o número um na Billboard Hot 100 em 7 de dezembro de 1991 permanecendo no topo por sete semanas e foi o single mais vendido em todo o mundo em 1992, sendo homenageada como o primeiro e único single número 1 da Billboard no mundo.

A música foi escrita por Michael Jackson e Bill Bottrell como uma espécie de protesto por parte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo (uma doença autoimune na qual ocorre a destruição total (ou parcial) dos melanócitos). Sua pele que era negra estava mudando de cor e ficava cada vez mais branca, e isso fez com que surgissem boatos de que ele estaria mudado a cor de sua pele propositadamente, por meio de um tratamento intensivo com hidroquinona. Cansado das polêmicas em torno disso, ele escreveu a música pretendendo acabar com o racismo de vez, e criar uma unidade inter-racial. “Black or White” está entre as canções mais polêmicas de Michael, primeiro devido à sua letra, que soa como um desabafo, e depois pelo seu videoclipe, que na versão inicial, continha cenas do Michael quebrando uma garrafa, um carro e janelas e esse trecho foi considerado muito violento por toda mídia mundial. Essas cenas foram tiradas após a polêmica pelo próprio artista que se desculpou dizendo que não era a sua intenção passar uma imagem violenta.
Polêmicas à parte, a música foi um sucesso nos quatro cantos do mundo.

E você? O que acha dessa música e da nossa atual realidade? Deixe seus comentários :)

 

Música: Black or White
Artista/ Banda: Michael Jackson
Gravadora: Epic
Álbum: Dangerous
Compositores:
Michael Jackson, Bill Bottrell
Lançamento: 1991JosyAssinatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *