Losing My Religion – R.E.M.

Olá meus amores e minhas amoras!!!
Hoje trouxe mais uma das velhinhas que tanto amamos Losing My Religion,  uma música que foi lançada em 19 de Fevereiro de 1991 nos Estados Unidos, pela banda americana de rock alternativo R.E.M. A música foi o primeiro single do sétimo álbum de  estúdio da banda chamado Out of Time e se tornou o maior hit da banda nos Estados Unidos. A música ficou durante 21 semanas na Billboard Hot 100 (a tabela musical padrão dos Estados Unidos que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana, publicada pela revista Billboard). O álbum Out of Time e a canção Losing My Religion fizeram um sucesso que ia além das expectativas da banda.

A canção recebeu muitos elogios por parte da crítica e, em 1992 a banda foi indicada a sete prêmios Grammy, sendo que boa parte das indicações que a banda recebeu nesse ano foi pela canção Losing My Religion. Na cerimônia, a banda acabou levando dois prêmios pela canção o de Melhor ClipeMelhor Performance Vocal Pop de Duo ou Grupo . Ganhou também seis prêmios do MTV Video Music Awards de 1991 que foram Clipe do Ano, Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Descoberta do Ano, Melhor Edição e Melhor Clipe de um Grupo. Em 2004, a canção ficou em 169º lugar na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone. Em 2010 a canção ganhou uma versão cover pela série televisiva Glee, interpretada por Cory Monteith e em 2012 pela banda italiana Lacuna Coil.

Losing My Religion, que segundo Michael Stipe, lider da banda, foi composta em apenas oito minutos, sustenta boa parte de seu atrativo no inconfundível bandolim que o guitarrista Peter Buck estudava na época. E ao contrário do que muitos pensam, essa música não fala de religião. Isso mesmo, Michael Stipe declarou, em entrevista à revista Rolling Stone americana, que a música não trata de religião, mas sim de obsessão. Tem quem diz que “losing my religion” é uma expressão americana usada como sinônimo de “perder a esperança”, especialmente nas pessoas.

Outro grande atrativo de Losing My Religion está no seu videoclipe, que difere da estética usual e na representação dos seus integrantes de modo inusitado com várias funções no decorrer do cline,  como operadores de iluminação, como personagens pertencentes ao imaginário religioso e sobre o palco, no qual não somente cantam, como também atuam. As cenas são inspiradas pelos quadros do artista italiano do século XVI, Caravaggio.

A música é simplesmente maravilhosa, e ainda não encontrei quem a ouvisse e não gostasse. Há muitas músicas que de tanto ouvi-las, ao tocar em uma playlist, acabo passando pra frente, esse não é o caso de Losing My Realigion. E você? Já conhecia essa preciosidade? O que acha dessa música? Amamos saber sua opinião :)

Música: Losing My Religion
Artista/ Banda:
R.E.M
Álbum: Out of Time
Compositores:
Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills, Michael Stipe
Lançamento: 1991
Gravadora:JosyAssinatura Warner Bros. Records

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *