Cornelia Funke

Boa noite amores e amoras, espero que esteja tudo ótimo com vocês. Depois de algum tempo e já com muitas saudades de vocês, venho lhes trazer um post fresquinho e recheado de curiosidades.

Preparados?

Então…vamos Lá!!!

Quem nos acompanha pelo Skoob deve saber que a leitura da vez é Sangue de Tinta, da maravilhosa autora Cornelia Funke, pois bem, é sobre ela mesma que vamos falar agora.

“Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças dos mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade…” ― Cornelia Funke

Essa maravilhosa autora, nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis, recebeu diversos prêmios literários. Com mais de quarenta títulos publicados, é autora, entre outros, do aclamado O senhor dos ladrões, publicado em 2004 pela Cia. das Letras e best-seller na lista do New York Times. Entre os seus maiores sucessos, está também a trilogia Mundo de Tinta, cujo primeiro volume, Coração de tinta, adaptado para o cinema, tornou-se um best-seller mundial, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.

O primeiro volume desta trilogia encantadora, foi adaptada para o cinema em 2008, contando com uma atuação maravilhosa do ator Brendam Fraser.

Faço uma pausa aqui para dar a minha opinião sobre o filme, que achei encantador, apesar de a forma como os fatos ocorrem não ser exatamente como no livro, o filme soube passar a ideia do que é o Mundo de Tinta criado pela autora Cornélia Funke.

Antes de ser escritora, Cornelia atuava na área de Ilustração e Pedagogia, em torno de conteúdos voltados ao público infantil. Nas palavras da própria autora, o tédio que ela sentiu ao ilustrar textos com histórias as quais ela não sentia vida, a encorajou a escrever suas próprias histórias. Foi assim que, com trinta e cinco anos, esta autora viveu seu batismo como um escritor.

O livro que deu início a carreira dessa autora foi “O Cavaleiro Dragão”, que narra a história de um dragãozinho muito corajoso chamado Lung, que em busca de salvar seu povo dragão, vive grandes aventuras procurando encontrar um lugar onde ele possa viver em paz com os demais dragões.

A cada livro escrito, a cada capítulo lido, sempre há algo novo. Em Coração de Tinta, algo que me surpreendeu e que eu amo, é o fato de a autora colocar trechos de outros livros no início de cada novo capitulo.

De todos os livros que li de Funke, foi possível perceber que em nenhum deles ela perdeu a habilidade em construir um enredo forte, com elementos ricos e merecedores de grandes histórias de fantasia. Isso sem deixar de lado a sensibilidade em seus personagens: cada um tem uma característica peculiar, e estão sempre em confronto com seus sentimentos. Assim como é fácil notar no livro O Cavaleiro Fantasma, onde o protagonista, Jon Withcroft, que acaba de ser despachado para um colégio interno, se encontra irritado e muito triste com a mãe, dando veracidade a um confronto de sentimentos do menino.

Vendo desta forma, é fácil perceber que, mesmo que você já seja um adulto lendo um livro infanto-juvenil, você vai acabar mergulhando na história e vendo lados dos protagonistas que não se encontra em qualquer fantasia.

Cornelia Funke já encantou muitos leitores e continua fazendo isso com total perfeição. A cada livro lançado pela autora, nos deparamos com um mundo rico em detalhes e cheio de elementos que só a Cornelia seria capaz de imaginar e passar para o papel.

Eu como leitora apaixonada pelas obras dessa autora, dou uma dica, se você ainda não se aventurou pela magia das páginas de um livro escrito por Cornelia.

“As páginas farfalhavam cheias de promessas quando ela o abriu. Meggie achava que esses primeiros sussurros soavam de maneira diferente em cada livro, conforme ela soubesse ou não o que ele lhe contaria.” ― Cornelia Funke em Coração de Tinta

Faça isso o mais rápido possível, pois tenho certeza de que não tem como se arrepender.

JoiceAssinatura

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *