O Carnaval Chegou :)

Chegou a época do “Bebeu água? Não. Tá com cede? Tô. Olha, olha, olha, olha a água mineral…”.

Pois é o Carnaval chegou e nós do Limu não vamos deixar passar em branco essa festa tão brasileira não é mesmo. Digo festa brasileira pois mesmo que o carnaval não seja uma invenção brasileira, nem realizado apenas no nosso país, é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. É considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

E quando falamos de carnaval não podemos esquecer de mencionar a famosa marchinha de carnaval que é um gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo pelo fato de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais. As marchinhas brasileiras descenderam das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, com melodias simples e vivas, e letras cheias de duplo sentido. Pesquisando sobre as marchinhas encontramos algo interessante, a primeira marchinha brasileira foi a “Ó Abre Alas”, composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Isso mesmo a Primeira Marchinha de carnaval brasileira tem 118 anos.

O carnaval é uma época de alegria e animação, mantendo a responsabilidade é claro, mas podemos nos permitir dançar, brincar, nos divertir. Com esse intuito é que nós preparamos para vocês uma playlist com músicas de todos os tempos para entrarem no clima do carnaval. Espero que gostem :)

JosyAssinatura

3 ideias sobre “O Carnaval Chegou :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *