Livro,  Música

Streets Of Philadelphia – Bruce Springsteen

Olá meus amores e minhas amoras!!!!
Hoje vamos falar de um clássico, também pertencente à trilha sonora do livro As Batidas Perdidas do Coração, “Streets Of Philadelphia”.

A música foi escrita e gravada por Bruce Springsteen para a trilha sonora do filme “Filadélfia” de Jonathan Demme de 1993. O filme, baseada em fatos reais, conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um dos mais brilhante advogados da cidade, demitido por ter AIDS. Beckett não tem ajuda para ir à justiça lutar por seus direitos, até que Joe Miller (Denzel Washington), um advogado homofóbico, resolve ajudá-lo. Uma lição de vida para duas pessoas completamente opostas e o primeiro filme à tratar desse tema abertamente.

Com uma letra que fala sobre amizade e solidão, “Streets Of Philadelphia” fez tanto sucesso quanto o filme e em 1994, Springsteen ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pela canção, tornando-se o primeiro artista de rock ‘n roll a ganhar um Oscar nesta categoria. “Esta é a primeira música que eu escrevi para um filme, então acho que é tudo a partir daqui”, Bruce brinca em seu discurso de aceitação.

O Oscar não foi o único prêmio dado a “Streets of Philadelphia”. Naquele ano a canção ganhou o Globo de Ouro, o prêmio da MTV de melhor vídeo e, no Grammy do ano seguinte, ganhou quatro prêmios: Canção do Ano, Melhor Canção de Rock, Melhor Performance Rock – Vocal e Melhor Canção de Filme. Foi top 10 na Bilboard, mas sua maior repercurçao foi na Europa, onde ficou em primeiro lugar nas paradas de muitos países na parte continental e em segundo no Reino Unido.

O clipe da música mostra o cantor vagando por algumas das paisagens mais arruinados da Filadélfia. Nada comum em um videoclipe de trilha sonora, pois aparecem apenas duas cenas do filme se intercalando à caminhada do músico. Com todo o peso em Springsteen, as imagens transmitem a ideia de que “Streets of Philadelphia” era muito mais que uma colaboração: era um single muito importante na discografia do cantor.

E não tem nem o que falar dessa música que enche os ouvidos de quem ouve, e realmente dá vontade de sair caminhando pelas ruas ouvindo esse clássico. E você, também acha que essa música é um dos clássicos da musica internacional? Deixe seu comentário 🙂

Música: Streets Of Philadelphia
Artista/ Banda:
Bruce Springsteen
Álbum: Philadelphia: Music From the Motion Picture
Compositor:
Bruce Springsteen
Lançamento: 1994
JosyAssinatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *