O Mundo de Sofia

o-mundo-de-sofiaÀs vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante Thriller que toma um rumo muito surpreendente.

“O fato de o mar estar calmo na superfície não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas” – O Mundo de Sofia

Visão da Blogueira: Para quem gosta de filosofia, este é um copo cheio de aventuras. Nesse romance, onde é descrita a História da Filosofia de uma forma leve e cativante, Jostein Gaarder (Ao qual eu já citei aqui no blog, na resenha do livro O Dia do Curinga), conseguiu atingir com maestria o seu objetivo. Este livro é uma porta acesso para quem deseja se iniciar neste mundo da filosofia. Assim como todos os livros, quando escritos por bons autores, este também traz uma vontade de conhecer o que vai além do próprio livro, o assunto acaba por não se fechar em si mesmo, mas sim abrir vários outros assuntos pelos quais o leitor acaba por se apaixonar.

o-mundo-de-sofia-citacoes

Assim como já falei deste autor, eu gosto muito da forma como ele leva a sua Narrativa. Nesta história, Sofia começa a receber algumas cartas e cartões, como se ela fosse a intermediária entre duas pessoas, levando a entender que a Sofia tem uma conexão com todos os envolvidos nestes cartões. O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas e cartões que Sofia recebe, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, este livro é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser cansativo e sempre trazendo consigo os mistérios da trama.

“Só quando sentiu intensamente que um dia ela desapareceria, é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa.” – Jostein Gaarder

Em nota: Devo deixar aqui meus mais sinceros sentimentos à pessoa que me apresentou ao “Mundo de Sofia”. Um grande amigo e um professor extremamente especial, que infelizmente hoje já não está mais entre nós. Renato Bussadori, muito obrigada por confiar a mim a magia deste livro mais de uma vez, se a filosofia seguida por este livro estiver certa, quem sabe um dia não nos reencontremos na superfície deste mundo.

Autor do Livro: Jostein Gaarder

Editora: Companhia das Letras – Gênero: Romance – Ano: 1995

– Páginas: 551

Classificação: ClassificaçãoEstrelaClassificaçãoEstrelaClassificaçãoEstrelaClassificaçãoEstrelaClassificaçãoEstrela

JoiceAssinatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *